MENU
TCMPA sedia lançamento de campanha de incentivo à doação de órgãos
10/09/2019 09:10 em Notícias

O auditório do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) sediou na última sexta-feira (6) o lançamento da campanha “Setembro Verde”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e que propõe uma série de ações que antecedem o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que  será comemorado no próximo 27 de setembro. 
O evento contou com a presença do conselheiro corregedor do TCMPA Cezar Colares, do Secretário Estadual de Saúde, Alberto Beltrame, membros da Central de Transplantes e representantes da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Pará e demais convidados. 
        A conscientização sobre a importância do transplante de órgãos foi o assunto ressaltado pelos convidados da mesa. Belina Soares, diretora da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Pará, alertou sobre o dado da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, que aponta o número de 32 mil pessoas aguardando na fila de espera de transplante de órgãos no Brasil. “Comuniquem seus familiares e amigos sobre a doação de órgãos, pois é de extrema importância. Você sabia que uma pessoa pode salvar, até, 10 outras vidas? Basta comunicar seus familiares sobre o interesse em serem doadores”, destacou a diretora.
    Para se tornar um doador de órgãos e tecido, basta a pessoa comunicar familiares de 1ª grau de seu interesse. Não há a necessidade de deixar nenhum documento, seus familiares é que autorizaram a doação. Seus órgãos serão doados para pessoas que aguardam a uma lista de espera e a compatibilidade entre o doador e o receptor é constatada através de exames.
    Caso haja alguma dúvida, ligue para a Central estadual de Transplantes do Pará: (91) 3223-8168 / (91) 3244-9692 / (91) 8115-2941
O TCMPA é parceiro da campanha de incentivo à doação de órgãos e começou a chamar atenção sobre o tema desde o início desse ano, quando divulga informações sobre doação de córneas. Ações para esclarecimento dos públicos interno e externo do Tribunal para a importância de doação de órgãos serão realizadas ao longo do mês. Segundo informações repassadas pela Sespa durante o lançamento da campanha, o Pará tem uma necessidade anual estimada de 723  córneas e 502 rins, sendo esses dois os líderes de demanda de transplantes.

COMENTÁRIOS